Postagens mais visualizadas

20 de out. de 2011

Windows: Limpeza de disco e desfragmentação. Saiba a importância

E aí galera!!! Lá vai uma importante dica para aumentar o desemprenho de  seu computador estamos falando de limpeza de disco e da desfragmentação de disco. Se você não sabe o que é isso se acalme , lá vai uma explicação:

 
Limpeza de Disco: é recomendado quando o seu Disco rígido está cheio, o próprio Windows pedirá para você fazer uma limpeza de disco, a limpeza de disco apaga todos os arquivos temporários da internet, lixeira, e outros mais.



Desfragmentação de Disco: tem por função organizar os arquivos, ou seja, como frequentemente você instala um programa ou algo parecido no seu computador, muitos arquivos se espalham em varias partes do disco, a desfragmentação organiza esses arquivos em um lugar, e faz com que os arquivos que vierem a seguir serão colocados após estes no disco.


Qual o periodo indicado para fazer uma limpeza ou desfragmentação de disco ?
É recomdavel a cada 2 semanas(15 dias), mas pode ser alterado de acordo com a frequencia de uso do  usuário.


Como fazer uma Limpeza de Disco?

Primeiro: Vá em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Limpeza de Disco;
Segundo: O programa irá fazer uma verificação no disco rígido e mostrar os arquivos que precisam ser deletados;
Terceiro: Selecione todas as opções e clique em ok, o sistema irá apagar os arquivos que você selecionou, espere até ele acabar de apagar, bom quando aquela telinha pequena da limpeza de disco sumir é sinal que seu disco está limpo.

Desfragmentando o Disco:

Primeiro: Vá em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentação de disco;
Segundo: Clique em analisar e ele irá verificar se você precisa desfragmentar a unidade;
Terceiro:  irá aparecer uma pequena janela dizendo se seu disco precisa ser desfragmentado, clique em desfragmentar se seu HD precisar ser desfragmentado, após isso tenha paciência, pois irá demorar alguns minutos, dependendo da sua configuração horas, mais não se preocupe tudo isso é para o bom desempenho da sua maquina.