Postagens mais visualizadas

27 de out. de 2011

Android: Baseband, saiba a solução para seu problema

O que é baseband?

O baseband é o subsistema do telefone  que controla as comunicações de rádio. É um chipset no telefone que controla diretamente o hardware celular e comunicação com torres de celular. Esse subsistema "muda" nas versões das Firmwares (ROMS Originais) de Android. Quando você troca uma Firmware ele pode ser modificado para adaptar o seu hardware (Optimus One) ao software (versão do Android) geralmente modificando e aperfeiçoando a comunicação entre o telefone e as torres de comunicação da operadora.


Quando preciso trocar de baseband?

Quando você troca uma firmware original (atualização oficial) a baseband é trocada automaticamente. Mas, suponhamos que voce queira instalar uma Custom ROM baseada numa versão de Android 2.2 "sobre" uma Firmware ou custom Rom baseada em 2.3 através de um processo opcional como Custom Recovery. Nesse caso, a Custom Rom é instalada corretamente mas a "baseband" não é trocada. Isso ocasionará um erro de comunicação do seu aparelho com as torres de celular, seu chip passa a ser rejeitado pelo sistema e você provavelmente não terá "sinal".

Basicamente, você só precisa trocar de baseband quando quer instalar uma Custom Rom baseada em versões diferentes de Android. Tanto de 2.3 para 2.2 e vice-versa.

A Baseband deve ser instalada antes da Custom Rom que vai utilizá-la. O sinal da sua Custom Rom ou Firmware atual irá desaparecer, mas a nova custom rom já vai iniciar com ele funcionando corretamente.



Trocando a baseband no LG P500.

Esse processo é muito mais seguro do que a instalação de Firmware via KDZ Updater e não modifica absolutamente nada em seu aparelho, a não ser a versão de baseband.

Usuários CyanogenMod e de outras Custom Roms baseadas nela:

A Custom Rom CyanogenMod e suas derivadas (void#forever, por exemplo) trabalham com a baseband antiga, embora seja baseada em Android 2.3.4 pois na verdade trata-se de um "port". Existe um FIX para poder usar a CyanogenMod e suas derivadas sobre a baseband nova, sendo desnecessária a troca através desse tutorial. Basta baixálo e instalá-lo via Custom Recovery (flash zip from sd card).

Versões de Baseband:

Existem basicamente duas basebands para P500. A baseband antiga (old baseband) 2.2 e a nova baseband 2.3.
As Customs Roms baseadas em 2.3 trabalham com a baseband nova e somente com ela, ao passo que as Custom Roms baseadas em 2.2 trabalham somente com a antiga baseband. Caso você vá instalar uma custom Rom certifique-se de que tem a baseband correta para ela funcionar instalada em seu aparelho. Tenha em mente sempre o seguinte: nenhuma Custom Rom tem a baseband instalada nativamente e não troca a mesma automaticamente quando é instalada em seu aparelho. Você precisa fazer isso por conta.

Existem métodos para verificar a versão de sua baseband no final da postagem.

Download das Basebands:

Baseband 2.2 http://forum.xda-developers.com/attachment.php?attachmentid=642634&d=1309503553%20
Baseband 2.3 http://forum.xda-developers.com/attachment.php?attachmentid=642643&d=1309503996

Procedimento de instalação (e/ou troca) da baseband:

O procedimento para instalação é via LGMDP. Se necessário, clique nas imagens para obter um tamanho maior.

1° - Baixe o arquivo da Baseband e descompacte para alguma pasta do seu PC.

2° - Conecte o P500 ao PC através do cabo USB. Não é necessário tocar em "ativar armazenamento USB" quando a imagem do sapo aparecer na tela do aparelho.

3° - No PC, abra a pasta do arquivo que você descompactou e clique no executável LGMDP-v1.5






3° - Clique em "Select Port" e depois selecione o P500 na lista de dispositivos, conforme imagem abaixo.



Caso o programa não reconheça seu P500 (e somente nesse caso), feche tudo e desative o LGE Virtual Modem. Depois comece o procedimento novamente.
Como desativar o LGE Virtual modem (somente se necessário) :

Em seu sistema operacional Windows, vá ao Painel de Controle> Sistema> Hardware> Gerenciador de Dispositivos> Modems> Clique direito sobre “LGE Virtual Modem” com o botão direito e depois em "desativar", conforme figura abaixo.





4° - Clique em "Connect" e na primeira linha da caixa de diálogo que surgir, clique em Browse e selecione a pasta que você descompactou da baseband. Assim que você o fizer deverão aparecer algumas mensagens de alerta conforme figura abaixo. Apenas ignore-as e as feche:






5° - Após você selecionar a pasta e fechar as imagens de alerta, outras caixas serão preenchidas automaticamente. NÃO TOQUE EM MAIS NADA! Apenas feche a tela clicando no "X" conforme figura abaixo:





6° - Na tela que surgir, clique em Download, conforme figura abaixo. Daí em diante "SOB HIPÓTESE ALGUMA TOQUE EM MAIS NADA" até o P500 reiniciar e o Sistema Android estar aberto funcionando corretamente. Mesmo depois da mensagem "DOWNLOAD COMPLETED" aparecer no programa LGMDP é recomendado aguardar até o sistema abrir antes de fechar ou fazer alguma coisa.











7° - O aparelho entrará em modo de emergência. Apenas deixe o programa trabalhar, NÃO CLIQUE EM NADA mesmo que opções como "OK", "Cancel" ou qualquer outras forem sugeridas. Ele deverá reiniciar sozinho. Caso a imagem de bateria recarregando surja após o Boot, aperte e segure por 2 segundos o botão "Ligar" do P500 para que o boot prossiga normalmente. Ele irá restaurar o arquivo NV, e deve reiniciar ainda mais uma vez. Caso a imagem da bateria volte a aparecer aperte novamente e segure o botão ligar do P500. Somente após aberto o Android e a mensagem "DOWNLOAD COMPLETED" surgir no LGMDP voce pode finalizar tudo e usar o aparelho normalmente.

Eis uma sequencia de algumas imagens que devem surgir no LGMDP durante o processo:








Ps. Não apague os arquivos de backup que serão criados na sua pasta da baseband..

Como sei se funcionou?

Caso voce tenha instalado corretamente a versão de baseband, seu aparelho deve possuir conexão com a rede normalmente. Os sinais abaixo devem estar visíveis, caso contrário, terá um "X" em vermelho no local onde, na imagem abaixo, está o marcador com 3G.

Um comentário: